A pequena empresa também precisa conhecer sua concorrência. Acompanhando os passos dos concorrentes, é possível otimizar a estratégia corporativa em curto e longo prazo.
Antes de mais nada, é necessário conhecer as próprias características - produtos que comercializa, seu porte, os locais e a capacidade de atendimento -, e só depois compará-las com as de outras empresas idênticas ou semelhantes.
Até um passado recente, identificar os concorrentes era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro comercial vendia os mesmos produtos.
Hoje, com a diversidade de produtos comercializados num mesmo ponto de venda (PDV), com os vários modelos de PDV existentes e os diversos aspectos operacionais desses pontos, fica cada vez mais difícil identificar o concorrente.
Até um passado recente, identificar os concorrentes era tarefa fácil, bastava ver se a loja ao lado ou alguma outra instalada no mesmo centro comercial vendia os mesmos produtos.
Hoje, com a diversidade de produtos comercializados num mesmo ponto de venda (PDV), com os vários modelos de PDV existentes e os diversos aspectos operacionais desses pontos, fica cada vez mais difícil identificar o concorrente.
Há uma máxima em marketing que diz: “se você quiser conhecer bem seu concorrente, seja cliente dele”. Essa máxima ainda continua valendo, mas outra questão se sobrepõe: quem efetivamente é o seu concorrente?
texto de José Carmo Vieira de Oliveira
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